Ingredientes a evitar nos produtos de cosmética...CUIDADO!
Parabenos
São os conservantes que têm a função de inibir o crescimento de microrganismos. Encontram-se em produtos de maquilhagem, cremes hidratantes, desodorizantes, géis de banho, entre muitos outros. Alguns estudos referem os parabenos como substâncias potencialmente cancerígenas. Foram ainda associados a alergias e ao envelhecimento precoce da pele. Para facilitar a sua identificação, na lista dos ingredientes procura por ETHYLPARABEN, METHYLPARABEN, BUTYLPARABEN ou outro nome terminado em PARABEN.
Cloreto de alumínio
Está presente em muitos desodorizantes. Foi associado a problemas de pele como, irritações, manchas e outras lesões. Alguns estudos indicam a sua associação com casos de infertilidade e ao cancro. No entanto, a FDA (Food and Drug Administration) não considera este ingrediente perigoso. É fácil reconhecê-lo na lista de ingredientes como ALUMINIUM, ALUMINUM CHLOROHYDRATE.
Sodium Laureth Sulphate ou SLES
É um potenciador de espuma que é capaz de secar a pele retirando-lhe a gordura natural. Alguns estudo indicam ainda, que podem provocar irritações na pele, desregulações hormonais e podem ser transformados originando uma substancia cancerígena. Encontra-se este ingrediente, ou os seus derivados, como: SODIUM LAURIL SULPHATE (SLS), SODIUM LAURETH SULFATE (SLES), AMMONIUM LAUREL SULFATE (ALS).
Derivados do petróleo como Óleo mineral, Parafina ou Petrolatrum
Encontram-se sobretudo em cremes, óleos corporais e maquilhagem. Como o próprio nome indica estas substâncias derivam de petroquímicos. Estão associados a irritações na pele e descritos como interferentes na atividade hormonal e até potenciais substâncias cancerígenas. Costumam aparecer na lista de ingredientes como: MINERAL OIL, PARAFFINUM LIQUIDUM, PETROLATRUM.
Propilenoglicol
É utilizado para hidratar e é muito utilizado como solvente. Está relacionado a problemas como irritação da pele, inibição do crescimento celular da pele e a problemas de insuficiência renal e hepáticos. Pode ser encontrado nos rótulos como: PROPYLENE GLYCOL, POLYPRYLENE GLYCOL (PPE), POLYETHYLENE GLYCOL (PEG).
Tolueno
Está presente em produtos para unhas, vernizes, e tintas para o cabelo. A sua exposição pode causar problemas no sistema nervoso central, tonturas, náuseas, perda de memória, e pode ainda afetar o desenvolvimento do feto durante a gravidez.
Dioxano
Não se encontra referido nos ingredientes uma vez que é um contaminante resultante da reação de outros ingredientes muito utilizados como Sodium laureth sulfate, PEG compounds, álcoois etoxilados e outros. Está presente em produtos que produzam espuma, como champôs, sabonetes líquidos, géis de banho. Descrito como substância cancerígena, é facilmente absorvido pela pele e muito volátil.
Sem comentários:
Enviar um comentário